ANACO
A Associação Nacional de Compliance (ANACO) é uma instituição dedicada à representação e ao fortalecimento das atividades de compliance no Brasil e no exterior, com foco em promover valores fundamentais para a sociedade, como ética, transparência e responsabilidade.
Fundada em 2018, como uma organização, a ANACO tem como objetivo regulamentar a área de compliance, incentivando o ensino, a pesquisa científica e a cultura do compliance. Com uma equipe de profissionais altamente complacentes e viáveis, a ANACO trabalha incansavelmente para fortalecer a cultura de compliance no país, promovendo a integridade e a ética nos negócios.
A ANACO é uma associação da sociedade civil criada para fomentar e divulgar as atividades dos profissionais envolvidos nas áreas de Governança, Riscos e Compliance. Além disso, a ANACO está aberta a parcerias com empresas e outras entidades que motivaram o objetivo de promover e disseminar práticas de compliance, visando um ambiente empresarial mais ético e transparente.
NORTEADORES ESTRATÉGICOS
missão
Representar e promover a defesa dos interesses dos profissionais de Compliance do Brasil, buscando o aprimoramento continuado, através de ações de integração e educação.
visão
Ser excelência e referência como principal entidade a representar e a valorizar os profissionais de Compliance,e fomentar a cultura da ética e da integridade nas gestões pública e privada, contribuindo, para o desenvolvimento social, político e econômico de nosso país.
valores
Transparência,
Ética,
Integridade,
Aderência normativa e conformidade,
Confiabilidade,
Educação,
Sustentabilidade.
GESTÃO
Conheça a atual gestão da ANACO, uma equipe altamente qualificada e comprometida em promover a ética e a transparência no mercado brasileiro.
LOYSE VIEIRA
PRESIDENTE
DANIEL CATELLI
VICE-PRESIDENTE
GABRIEL B. PASSOS
DIRETOR DE PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS
RICARDO RIOS
VICE-DIRETOR DE PROTEÇÃO E PRIVACIDADE DE DADOS
JORGE KRENING
DIRETOR DE GOVERNANÇA, RISCOS E COMPLIANCE
COMITÊS
Conheça os nossos comitês e junte-se a nós para promover a cultura da conformidade em todo o país!
Comitê de Proteção e Privacidade de Dados
Comitê de Gerenciamento, de Riscos e Corporativos
Comitê de ESG - Environmental, Social and Governance
Comitê de Cibersegurança
CONSELHO DE ÉTICA
O Conselho de Ética da Associação Nacional de Compliance – ANACO decorreu da intenção de seu quadro fundador em estabelecer uma sistemática harmônica, adequada e transparente sendo constituído por associados, aprovados por meio de processo seletivo.
Ao Conselho de Ética compete, sem prejuízo de outras atribuições, por exemplo:
-zelar pela preservação das prerrogativas dos profissionais da área de Compliance;
- atuar como instância consultiva do dirigente máximo e dos respectivos servidores de órgão ou de entidade federal;
- representar à ANACO em qualquer esfera, nacional ou internacional, que trate sobre Ética, Conduta e Integridade;
- orientar e aconselhar sobre a conduta, a ética e a integridade de todos os membros da ANACO
- responder consultas que lhes forem dirigidas e primar pelo tratamento com o público em geral;
- receber denúncias e representações procedendo à apuração;
- instaurar processo para apuração de fato ou conduta que possa configurar X - descumprimento ao padrão ético e de integridade recomendado;
- dirimir dúvidas a respeito da interpretação das normas de conduta, ética e integridade, deliberando sobre os casos omissos, com observância às normas e orientações da Comissão de Ética da ANACO;
Objetiva-se, assim, cuidar do procedimento disciplinar destinado à aplicação de penalidades em casos de descumprimento das normas e posturas profissionais relativas ao decoro e atuação dos operadores de Governança, Gestão de Riscos e Compliance.
Portanto, o Conselho de Ética da ANACO possui autonomia para agir face a qualquer desvio na atuação profissional que afronte a atividade operacional das tarefas, como por exemplo: em casos de abuso de poder, recebimento de vantagens indevidas, uso de expressões que representam crime contra a honra (ou que faça apologia a isso), ausência de autonomia funcional, assédios profissionais, entre outras ações que prejudiquem a atuação criteriosa e responsável dos agentes de Compliance, Compliance officers, gestores em governança, administradores de riscos e etc.
Qualquer atitude irregular relacionada ao desempenho da atividade é passível de denúncia por parte da sociedade, dos entes públicos e privados.
Assim sendo, a missão do Conselho de Ética da ANACO consiste em zelar pelo cumprimento dos mandamentos éticos e morais insculpidos nos preceitos sociais, em âmbito nacional e internacional, preservando os trabalhos dos operadores de Governança, Gestão de Riscos e Compliance.
Nesse sentido, vale ressaltar que qualquer pessoa, comissão e até mesmo cidadão tem o poder de encaminhar informações, denúncias, acusações para nossos veículos de contato, com a finalidade de apuração e tratamento pelo Conselho de Ética.
Estamos à disposição para auxiliar!